A PROPOSTA PEDAGÓGICA DE EMILIA FERREIRO
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Postado por Rosilene às 18:27 0 comentários
alfabetizaçao
A importancia da pré escola
Postado por Rosilene às 15:52 0 comentários
Marcadores: alfabetização
DINÂMICAS
EXEMPLOS DE ATIVIDADES DINÂMICAS
FONTE: IGREJA DA GRAÇA
æ Colocar a criança na situação de um dos personagens.
Antes de contar a história de Zaqueu propor que uma suba na mesa e observe as demais no chão e deixar que comentem suas reacções; ou na história de um cego, antes de começar a história, proponha que fechem os olhos e tentem caminhar até o outro lado da sala ou abrir um pacote, e ouvir as descobertas e sentimentos. Na história da dracma perdida, esconder moedas na sala, para que as crianças procurem (podem ser moedas de chocolate).
æ Explorar o conhecimento prévio das crianças.
Na mesma história de Zaqueu, ao invés de experimentar subir na mesa, perguntar e ouvir os relatos das crianças sobre quando já subiram em árvores e qual a sensação que tiveram. Se a história fala de um mendigo, perguntar sobre os mendigos que vêem na rua, como será que eles se sentem, etc...
æ Permitir que participem durante a história.
1. combinar no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na história vocês devem dar dois latidos e cada vez que alguém bater à porta, vocês batem 3 vezes na mesa. (especificar bem a quantidade para evitar bagunça e dispersão).
2. distribua as figuras de personagens da história antes de começar e peça a cada criança que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer na história. (Ex. na história da ovelha perdida, prepare as ovelhas antes da aula com as crianças e peça que as segurem; quando você falar que o pastor tinha muitas ovelhas, peça às crianças que as coloquem na mesa; quando uma fugir, você mesmo a tira e continua a história.
æ Dramatização (cena muda / mímica / fantoches)
1. Para fixação da história, divida a turma em grupos e peça que cada grupo encene, sem palavras ou com bonecos que eles mesmos façam usando sucata, uma parte da história e deixe os outros adivinharem que parte é (você pode distribuir papéis com as cenas ou deixar que eles escolham as partes que mais gostaram).
2. Formar duplas, e cada dupla tem que inventar uma cena ou mímica, para que os outros adivinhem, sobre como usará o que aprendeu na história no seu dia a dia.
æ Painel (em grupo)
1. Colagem - com recortes de revistas e papel colorido, sobre uma folha de papel bem grande, criar a cena mais interessante da história.
2. Colagem de palavras - depois de contar a história, pedir que digam palavras, sentimentos, expressões que reflitam o que pensam sobre a história e fazer uma colagem usando todas as palavras recortadas de revistas, ou escritas em pedaços de papel colorido.
æ Fazer um objeto ou produto que seja importante para a história
Na parábola do fermento, preparar uma massa de pão no início da aula, no final observar quanto cresceu, e levar para casa para assar. Usar argila ou papier-machê para fazer objetos: cesta de papier-machê - inflar um balão, e alternar cola branca e tiras de jornal; na última camada usar papel colorido (revistas); deixar secar um pouco e estourar o balão. Cortar a borda superior e fazer as alças de tubos de papel de revista trançados.
æ Envolver a comunidade
1. Trazer uma pessoa para ser entrevistada ou contar seus relatos na aula (ex. Batismo, trazer um pai com fotos do batismo de seus filhos; uma pessoa que esteve doente e sentiu Deus agir na sua cura, etc..)
2. Preparar cartões sobre a mensagem da história aprendida para serem distribuídos aos adultos após o culto. No domingo de Ramos, levar as crianças a enfeitar o pórtico da igreja, durante o culto, para surpreender a comunidade na saída. Preparar lembrancinhas para serem levadas a amigos na escola, ou a vizinhos; ou a pessoas doentes num hospital.
Postado por Rosilene às 12:28 0 comentários
Marcadores: DINAMICA EM GRUPO
DINÂMICAS
ATIVIDADES DIVERSAS
Faz-se dois varais com balões cheios, escolhe 2 participantes, sendo 1 de cada equipe, posiciona-se os participantes com seus olhos vendados, com um material em sua mãe para estourar o balão, quem estourar mais balões, ou estourar todos em menor tempos, será o vencedor.
2) Corrida da colher com (laranja ou batata)
Pega-se uma certa quantidade de participantes ( acritério do Profº), de cada equipe para realização da prova.
Com a colher na boca e com a laranja em cima, mãos pra trás, inicia-se a corrida.
Ganha-se o grupo que realizar a prova sem derrubar a laranja.
3) Sentando no balão
Mesmo procedimento, certa quantidade de participantes de cada equipe.
Cada um tem seu balão cheio nas mãos, corre até a cadeira e senta em cima do balão até que estoure, ganha a equipe que sentar e estourar todos os balões.
4) Corrida do Saco
Essa é muito conhecida. Pega-se sacos grandes de algodão ou lona, vazio.
Escolhe-se a quantidade de participantes das equipes, cada um entra dentro do saco e realizam a corrida.
5) Colocando o rabo do Burrinho
Essa é bem divertida, pega-se alguns integrantes das equipes. Num cartaz com o desenho de um Burro sem rabo, coloca-se na frente da platéia, outro com olhos vendados, e com o rabo do Burrinho em mãos, deve-se ir andando e colocar o rabo no Burro, ganha-se aquele que conseguir colocar o rabo no lugar certo ou ao menos chegar mais perto.
6) Dança da cadeira
Coloca-se algumas cadeiras em forma de circulo de costa umas para as outras, e pega-se alguns integrantes de cada equipe, inicia-se com uma música e deverão andar em voltas dessas com as mãos pra trás, qd acabar a musica devem-se sentar, mas sempre um ficará sem, então vence a equipe em qual o integrante faz parte.
7) Bala na Farinha
Boa também, esconde-se uma bala num prato com farinha de trigo (deve-se usar 2 pratos para divisão das equipes). Os participantes deverão encontrar a bala com a boca, ganha a equipe que encontrar primeiro as balas
8) Descobrindo a Placa
Pega uma dupla de adversários, e coloca em suas costas uma placa com uma palavra referente a história contada, por exemplo, história de Daniel, escolhe a palavra tipo LEÕES, e escreve na placa, de frente um para o outro, cada qual deve-se descobrir oque está escrito, sem deixar o adversário ver o seu. Ganha quem descobrir primeiro.
9) Garrafas que somem
Divertida, poré, deve-se escolher os integrantes que nunca tenha visto essa brincadeira. Pega-se de 5 a 6 garrafas pets vazias, coloca uma atrás da outra deixando mais ou menos um espaço de 90 cm cada uma da outra, e pega-se os integrantes, leva para um lugar onde não verá a realização da prova, chama-se um de cada vez, com os olhos abertos, faz com que o participante ande, dando passos largos para pular a garrafa uma a uma, depois venda-se os olhos, tira as garrafas discretamente para que ele não perceba e faz ele andar pensando ter as garrafas, será muito engraçado vê-lo pulando sem ter oq, mas o objetivo é descontrair o público. Ambas equipes vencem.
10) Varal de versículos
Dois varal de fio de barbante, escolhe um participante de cada equipe, lê o versiculo (não muito grande para não confundí-los), e numa caixa estará palavra por palavra do versículo escrito numa folha de sulfite em forma de roupa, e outras palavras para cumplicar, dá-se o aviso de início e ganha aquele que montar o versículo completo no varal, sem derrubar as peças.
Postado por Rosilene às 12:21 0 comentários
Marcadores: DINAMICA EM GRUPO
domingo, 25 de outubro de 2009
HISTÓRIA BÍBLICA - A armadura de Deus - Efésios 6
A ARMADURA DE DEUS - EFÉSIOS 6
Vocês sabem o que é uma armadura?
Armadura é um tipo de roupa especial usada como proteção.
Onde aprender sobre a armadura de Deus?
No livro de Efésios, capítulo 6, aprendemos a compreender a proteção que Deus nos oferece em nossa luta contra o diabo.
Porque precisamos de uma armadura?
Porque o diabo é inimigo de Deus e como somos filhos de Deus, ele é nosso inimigo também.
A única maneira de derrotá-lo é lutando á maneira de Deus.
Somos soldados do exército de Deus.
O que fazer com a armadura?
Efésios 6:11, Deus nos faz uma promessa:
Ele diz que se colocarmos a Sua armadura, a proteção especial que Ele nos deu iremos resistir ao dia mal.
Quando o diabo nos atacar com tentações, não iremos ceder e pecar. Seremos capazes de ficar firmes e não cair diante do inimigo.
Como é a armadura de Deus?
A armadura de Deus é espiritual. Não podemos ver, mas podemos colocarmos em prática na nossa vida diária com Deus.
A armadura de Deus é da seguinte forma:
O CINTO DA VERDADE
"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." João 8:32
Então como vamos usar essa arma?
O texto de Efésios 6:14a diz:
"Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade."
Cingir quer dizer rodear, cercar, envolver em torno. Isso quer dizer que devemos estar rodeados pela verdade, envolvidos na verdade, cercados pela verdade. E a verdade é Jesus (João 14:6) e só através d'Ele vamos a Deus.
A mentira não pode fazer parte da nossa vida, pois se permitirmos que as “brincadeirinhas”, as “mentirinhas” mesmo que parecem tão pequenas ou insignificantes, tipo: Primeiro de abril!, ou aquelas que costumamos chamar de mentirinha branca: Diz que não estou! E coisas desse tipo, tornamo-nos tão mentirosos como o próprio diabo.
Se fizermos o que ele faz, como lutaremos contra ele? Ou por quê?
A COURAÇA DA JUSTIÇA
"Somente a justiça seguirás, para que vivas e possuas como herança a terra que o Senhor Deus te dá." Deuteronômio 16:20.
A outra arma que o Senhor preparou para nós é a couraça da justiça.
Você sabe o que é uma couraça?
O dicionário diz que é uma armadura para revestir o peito, um revestimento forte que serve como proteção, é uma blindagem.
Lembra da tartaruga, com aquela carapaça? Aquilo é a sua couraça.
Quando ela se vê em perigo, recolhe a cabeça e as perninhas para dentro da sua armadura e assim fica segura. Ou até, podemos assemelhar a couraça ao que muitas pessoas estão mandando fazer em seus carros: blindar. Isto é, uma proteção especial nos vidros e em todo o carro para torná-lo resistente a balas ou a outros ataques que possam ocorrer.
Entendeu o que é uma couraça?
E agora, o que é justiça?
É algo que está em conformidade com o direito; é a virtude de dar a cada um aquilo que lhe pertence de direito; é agir dentro da legalidade, da forma correta diante da lei.
Muito bem! Vamos agora compreender o que é estar vestido com a couraça da justiça.
Se justiça é tudo o que é correto, justo, certo, e couraça é um revestimento que serve para a nossa proteção, o Senhor nos ensina que, se agirmos, em tudo, de maneira correta, de forma justa, sem agredir ou prejudicar ninguém, obedecendo aos mandamentos do Senhor, estaremos protegidos do inimigo, pois ele não terá argumentos contra nós, isto é, ele não terá nada de que possa nos acusar, entendeu?
Andar em justiça diante de Deus é não viver em idolatria (Lembre-se que o primeiro lugar das nossas vidas deve ser sempre do Senhor); é saber respeitar os direitos dos outros, sem fazer acepção de pessoas; é dar a cada um o que lhe é de direito: comprou, pague; emprestou, devolva; errou, peça perdão; é respeitar as autoridades.
Em resumo, é obedecer aos princípios da Palavra de Deus.
A PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ
"Justificados mediante a fé, temos paz com Deus através de Jesus."Romanos 5:1.
“… e calçados os pés nas sandálias do Evangelho da paz.” Efésios 6:15.
Todo guerreiro, ao entrar em uma guerra, deve estar sempre preparado para enfrentar e resistir aos ataques do inimigo e, também, contra-atacar.
Não é assim que vemos nos filmes, nos desenhos e até mesmo nos jogos de vídeo-game?
Um soldado despreparado, sem armas e sem uma estratégia de guerra é um sério candidato à morte, não é mesmo?
Nós vivemos em uma luta constante contra um inimigo que não nos dá descanso. Em todo tempo ele está preparando armadilhas, laços, para nos apanhar de surpresa. Mas o nosso General, o Senhor dos Exércitos, deu-nos um manual de estratégias que se chama Bíblia, onde vamos aprender a usar a armadura que Ele nos deu, conhecendo cada parte dela e a forma correta de lutar.
O ESCUDO DA FÉ
"Sem fé, é impossível agradar a Deus" Hebreus 11:6.
“ e tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” Efésios 6:16.
Nosso escudo não é um escudo qualquer, feito de aço, ferro ou qualquer um outro elemento físico.
A matéria-prima do nosso escudo chama-se FÉ.
Garanto que você já viu muitos tipos de escudos nos desenhos, filmes, revistas em quadrinhos, mas nenhum deles é feito de fé.
E o que é fé?
Segundo o dicionário, é convicção, crédito na existência de um fato.
A Bíblia nos dá um outro conceito sobre fé.
Em Hebreus 11:1 a Bíblia diz que: "A Fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção dos fatos que não se vêem."
Vamos compreender, então, qual á a base do nosso escudo.
É crer, é ter certeza e convicção firmes em Deus e nas Suas promessas, mesmo que nossos olhos físicos ainda não estejam vendo. Mas, como vamos utilizar, na prática, uma arma que não vemos?
Como vamos nos defender do inimigo se a nossa defesa é invisível?
Um dia os discípulos de Jesus lhe pediram:
- Aumenta a nossa fé (Lucas 17:6).
É realmente difícil lutar com algo que não podemos ver ou tocar, mas esse é o desafio: crer mesmo sem ver.
Lembre-se que: "a nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra principados e potestades, contra as forças espirituais da maldade e elas atuam nas regiões celestes" (Efésios 6:13).
Então, nossas armas também devem ser espirituais. Eis o segredo: Se tivermos fé, creremos que Deus existe, que a Sua Palavra é verdadeira e se cumpre em nossas vidas. Então, Ele nos presenteará com Seu amor, misericórdia, cuidado, segurança, e tomará as nossas causas, guerreando por nós e em tudo seremos muito mais que vencedores. Por quê?
"Porque tudo é possível ao que crê" (Marcos 9:23).
O CAPACETE DA SALVAÇÃO
"Nenhuma condenação há, para os que estão em Cristo Jesus" Romanos 8:1.
"Tomai também o capacete da salvação ..." Efésios 6:17.
Para que serve o capacete?
Ele tem a função específica de proteger a cabeça, e é equipamento de segurança obrigatório para quem anda de motocicleta, de bicicleta, brinca de skate ou patins, pratica algum esporte de risco, trabalha em construções etc.
Ele protege a caixa craniana de traumatismos.
Na nossa guerra espiritual, também precisamos de um capacete que guarde a nossa mente, pois este é o nosso maior campo de batalha. Satanás sabe disso e investe constantemente criando formas atraentes e criativas para encher a cabeça de idéias e pensamentos contrários à Palavra de Deus, procurando tirar-nos dos Seus princípios.
Você viu que toda a nossa armadura tem como base a verdade que está em Jesus e nos ensinamentos da Palavra de Deus; a justiça, que consiste em vivermos de forma íntegra, conforme os princípios bíblicos; a fé, pois se não cremos naquilo que estamos fazendo, de nada nos adianta e a fé que é a única forma de nos aproximarmos de Deus e agradá-lO, pois não posso me achegar a alguém que eu nem sequer acredito que existe; e no Evangelho da paz, os ensinamentos de Jesus, para que possamos viver o Seu Reino aqui na Terra e levarmos esse Reino a todo lugar aonde formos, libertando vidas do inferno.
Nenhuma das nossas armas é física, mas todas são espirituais, pois a nossa luta não é contra as pessoas, mas contra o nosso inimigo satanás.
O capacete da Salvação nos foi dado por Deus para guardarmos a nossa mente de todo e qualquer ensino contrário à Palavra de Deus.
É isso mesmo! Guardar a nossa mente, cobri-la com a verdade, a justiça, a fé, para que os ensinamentos que Lúcifer joga todos os dias na nossa mente não possam penetrar e nos enganar.
A ESPADA DO ESPÍRITO
"Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti" Salmos 119:11.
" ... e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" Ef 6:17.
A Palavra de Deus é a arma mais poderosa do Universo: a espada do Espírito.
É isso mesmo! Não se espante.
Em primeiro lugar, precisamos conhecê-la.
Um soldado, antes de aprender a atirar, deve primeiro conhecer a arma que vai usar.
Para isso, o instrutor o ensina a montar e desmontar, a conhecer cada peça, como funciona, para que está ali e o que pode acontecer se ela falhar.
Há muitas pessoas andando com Bíblia embaixo do braço, dentro do carro, guardando na estante, carregando na bolsa ou deixando aberta em cima da mesa (geralmente o Salmo 91), como se fosse um amuleto da sorte. Mas nem sequer abrem a Bíblia para lerem de vez em quando.
Para conhecer a Palavra, é preciso ler, estudar, meditar diariamente.
O Salmo 1 diz que o homem que medita nessa Palavra dia e noite é bem-aventurado.
Depois é preciso aprender a usá-la.
É isso mesmo!
Lembra quando Jesus estava no deserto e foi tentado por satanás?
Em Mateus 4:1-11 encontramos Jesus no deserto, em jejum de 40 dias, quando satanás aparece para tentá-lo. Três vezes satanás usou contra Jesus as suas armas e três vezes Jesus o venceu com o poder da palavra: Está escrito.
O que Deus escreveu ninguém pode mudar e o inimigo sabe disso. Ele sabe que quando a espada do Espírito é liberada pela nossa boca ele não tem mais chance para nos vencer.
E você? Sabe disso? Sabe que a sua boca é a maior arma contra o inferno quando se abre para declarar a Palavra? Pois se você não sabe, o diabo sabe, por isso procura sempre meios de fazer com que você não leia a Bíblia, ache chato, sem graça. E às vezes, até os pais colaboram quando fazem da leitura da Palavra um castigo: Você está muito desobediente! Não vai ver televisão. Já para o quarto, de castigo, ler a Bíblia.
Que desperdício! Quanta munição jogada fora!
Assim como um dia o Senhor colocou na boca de Jeremias as Suas palavras (Jr 1:4-10), assim também as colocará na sua, para que você, como um gadita, guerreiro do Senhor, possa usá-la adequadamente desfazendo as obras do inferno.
E então, guerreiro? Vamos treinar?
Vista a sua armadura, tomando o cinto da verdade, a couraça da justiça, as sandálias de Evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação, e tome agora a sua espada para lutar contra inferno.
Direitos Autorais, ilustração, uma publicação APEC. Edição Esgotada.
Postado por Rosilene às 13:38 0 comentários
Marcadores: HISTÓRIAS BÍBLICAS DO NOVO TESTAMENTO
sábado, 24 de outubro de 2009
DINAMICA EM GRUPO
DINÂMICAS
01. Meus sentimentos
Objetivo: apresentação e entrosamento
Material: papel, lápis de cor.
Desenvolvimento: cada um deve retratar num desenho os sentimentos, as perspectivas que têm.
Dar um tempo para este trabalho individual que deve ser feito em silêncio, sem nenhuma comunicação.
Num segundo momento as pessoas se reúnem em subgrupos e se apresentam dizendo o nome, de onde vem,
mostrando o seu desenho explicado-o.
O grupo escolhe um dos desenhos para ser o seu símbolo apresentando-o e justificando.
Pode-se também fazer um grupão onde cada um apresenta mostrando e comentando o seu desenho.
Palavra de Deus: Fl. 1,3-11 SL 6.
02. Mancha ou ponto
Objetivo: oração, pedido de perdão, preces, revisão de vida...
Material: uma folha branca com um ponto escuro ou mancha, bem no centro da mesa.
Desenvolvimento: mostrar ao grupo a folha com o ponto ou mancha no centro.
Depois de um minuto de observação silenciosa, pedir que se expressem descrevendo o que viram.
Provavelmente a maioria se deterá no ponto escuro.
Pedir, então, que tirem conclusões práticas.
Exemplo: em geral, nos apresentamos nos aspectos negativos dos acontecimentos, das pessoas, esquecendo-nos
do seu lado luminoso que, quase sempre, é maior.
Palavra de Deus: 1 Cor 3,1-4 Sl 51
03. Identificação Pessoal com a Natureza
Objetivos: Auto conhecimento e preces
Material: Símbolos da natureza, papel e caneta.
Desenvolvimento:
1. Contemplação da natureza. Cada um procura um elemento na natureza que mais lhe chama a atenção e
reflete: Porque o escolhi? O que ele me diz?
2. Formação de pequenos grupos para partilha.
3. Cada pequeno grupo se junta com o outro e faz uma nova partilha. O grupo escolhe um como símbolo e formula uma prece.
4. Um representante de cada grupo apresenta o símbolo ao grupo, fazendo uma prece.
Palavra de Deus: Gn 1,1-25
04. Quem sou eu ???
Objetivo: Conhecimento Pessoal
Material: papel e caneta
Desenvolvimento:
1. Refletir individualmente:
- A vida merece ser vivida?
- Somente a vivem os que lutam, os que querem ser alguém?
2. Escrever numa folha
- Quem sou eu? (enumerar seus valores, qualidades e defeitos).
- O que eu quero ser? (escrever o que quer com a vida, os seus objetivos e ilusões).
- Como atuo para chegar no que quero?
3. Terminada a reflexão pessoal, formar grupos para partilhar.
4. Avaliação:
- Como cada um se sentiu ao se comunicar?
- E depois da dinâmica?
Palavra de Deus: Gn 1,26-31 Sl 139
05. O outro Lado
Objetivos: ver o objetivo comum do grupo. Processo de comunhão e união. Análise da realidade.
Desenvolvimento: (não dizer o objetivo da dinâmica).
O coordenador pede a todos que se coloquem no fundo da sala ocupando toda parede. Pede silêncio absoluto, muita atenção para a ordem que vai ser dada e que sejam rigorosamente fieis a ela. Deve manter silêncio durante a dinâmica.
A ordem é a seguinte: Vocês deverão procurar como grupo, atingir o outro lado da sala, da forma mais rápida possível e mais eficiente.
Repete-se a ordem várias vezes.
O coordenador dirá que a ordem não foi cumprida, pede ao grupo que recomece. Repita a ordem várias vezes, pedindo que haja silêncio.
NOTA: É bom que haja obstáculos pelo meio da sala (cadeiras...) dificultando a passagem. Ele considerará a
tarefa cumprida quando julgar que o grupo se aproximou do ideal alcançando o outro lado unido, obedecendo ao ritmo um dos outros, tendo incluindo todos na travessia.
Em seguida fazer comentários sobre tudo que observaram e sentiram:
- Como cada um se sentiu?
- Quem se sentiu esmagado e desrespeitado?
- Quem ais correu ou empurrou?
- De que forma as lideranças foram se manifestando???
- Houve desistência no meio do caminho?
- Surgiram animadores???
Palavra de Deus: 1 Cor. 12,12-27 Sl 133
Extraído de ALMANAQUE DE DINÂMICAS PARA ESCOLAS BÍBLICAS DOMINICAIS
Eliseu de Oliveira
Postado por Rosilene às 15:38 0 comentários
Marcadores: DINAMICA EM GRUPO
DINAMICA EM GRUPO
DINÂMICA DE GRUPO: PERGUNTAS BÍBLICAS
Perguntas Antigo Testamento Determine as regras previamente. Pode ou não consultar Bíblias e livros?
• Opção 1: Dê a cada grupo uma folha numerada, com espaço para cada pergunta. Leia cada pergunta em voz alta e dê um pequeno tempo para responderem; passe para a pergunta seguinte. Ao final cada grupo escreve o seu nome na folha e passa para outro grupo, que fará a correção. Leia novamente cada pergunta e dê as respostas para que eles corrijam.
• Opção 2: Peça a cada grupo para eleger um representante. Dê a cada representante um papel com uma pergunta. Deixe-os voltar ao grupo para responder. Só serão contabilizadas respostas escritas no papel. Convide os representantes a dizerem a resposta, marque pontos para todos que acertarem. Dê um novo papel com a pergunta seguinte.
• Opção 3: Providencie uma campainha (ou balões de gás para estourarem) para cada grupo. Leia a pergunta em voz alta, o grupo que primeiro tocar a campainha pode responder e ganha os pontos se acertar. Se errar a pergunta passa para o outro grupo valendo menos pontos.
• Opção 4: Através de sorteio determine o grupo que começa primeiro. As perguntas são feitas alternadamente entre os grupos. Se acertar ganha os pontos, se errar, passa-se para o grupo seguinte com outra pergunta. Procure ordenar as perguntas com mesmo grau de dificuldade.
1. Que dia Deus criou os animais? (quinto - Gênesis 1: 21-23)
2. Na Bíblia não diz que Adão e Eva comeram uma maça. Que fruta eles comeram? (Do conhecimento do Bem e do Mal - Gênesis. 2: 16-17)
3. Nome do homem mais velho da Bíblia? (Matusalém - Gênesis 5:27)
4. Quem construiu uma arca? (Noé - Gênesis 7: 13-16)
5. Qual o primeiro pássaro solto após o dilúvio? (Corvo - Gênesis 8: 7-8)
6. Quem libertou o povo hebreu da escravidão no Egito? (Moisés - Êxodo 3: 10-13)
7. Quem foi o sucessor de Moisés escolhido por Deus? (Josué - Josué 1: 1-2)
8. Um homem famoso por sua grande força? (Sansão - Juizes, 15: 14-15)
9. Qual era a atividade de Davi antes de ser ungido rei de Israel? (Pastor de ovelhas - I Sm. 16:11)
10. O pequeno Davi que matou o gigante Golias se tornou um grande rei. Qual o nome do seu filho, também um rei? (Salomão - I Reis 1:13)
11. Em que livro da Bíblia narra que um ferro saiu de um rio flutuando? (II Reis 6:6)
12. Qual a mulher na Bíblia que criou asa e não voou? (Maaca, mãe de ASA, rei de - I Reis 15:9 e 10)
13. Onde é encontrada na Bíblia a palavra "bairro"? (II Reis 22)
14. Onde foi escrita a maior parte do Antigo e também do Novo Testamento? (Palestina)
15. Como se chama o conjunto dos 5 primeiros livros da Bíblia? (Pentateuco ou Livros de Moisés) 16. Qual o menor livro do Antigo Testamento? (Obadias) 17. Livros da Bíblia com nome de mulher (Rute e Ester).
Extraído de http://www.centroevangelisticoebg.org/pub/pagina/pop_dinamicas.htm
Postado por Rosilene às 15:31 0 comentários
Marcadores: DINAMICA EM GRUPO
DINAMICA EM GRUPO
1. Perguntas.
As perguntas serão feitas individualmente, valendo __ pontos. Se o indivíduo
não souber responder passará então para o grupo valendo a metade do inicio.
Se o grupo não souber responder passará para outro grupo valendo a metade
do valor anterior. Se este último grupo não souber responder este será o fim
desta pergunta cabendo ao dirigente da Gincana responder.
Cada grupo é que vai escolher a modalidade que quer participar e o número da
pergunta que deseja responder.
2. Mímicas.
As mímicas serão escolhidas pelo grupo ou pelo mímico. A mímica deverá ser
feita em __ minuto (s), fica expressamente proibido que o mímico use objetos
ou aponte para alguma coisa querendo assim dar o caminho da resposta; o
único recurso que ele pode usar é o corpo, também é proibido falar qualquer
pa~avra. Usando de qualquer artifício o grupo pode ser desclassificado ou
perder pontos.
3. Desenhos.
Os desenhos também serão escolhidos pelo grupo ou pelo desenhista. O
desenho deverá ser feito em tempo designado pelo dirigente da Gincana. É
proibido falar, usar objetos ou fazer mímicas. As únicas sinalizações que são
permitidas são para indicar o sim e o não das tentativas da resposta. O grupo
adversário não pode atrapalhar podendo vir a perder pontos.
4. Caça ao Tesouro - Charadas.
A cada grupo vai ser dado uma charada. No momento da caça ao tesouro os
grupos irão abrir o envelope e ler a charada tentando decifrá-la, até achar a
segunda pista. Se o grupo não conseguir achar a segunda pista ou mesmo não
conseguir decifrar a charada deve pagar uma prenda designado pelos
participantes. Quando o grupo achar a 2ª pista não pode ler, deve levar ao
dirigente da Gincana.
5. Acerte,a Descrição.
Vai ser dado algumas descrições ao grupo e este vai tentar identificar o
personagem, se o grupo não acertar passa a outro grupo valendo a metade do
valor inicial.
6. Ache o Versículo.
O diretor da Gincana vai começar ler um trecho Bíblico para os grupos e eles
devem tentar encontrar onde está sendo lido. O dirigente pode dar uma pista
se necessário. Todos os grupos participarão.
7. Ping - Perguntas.
Nesta modalidade cada grupo tem a oportunidade de fazer urna pergunta difícil
ao grupo oponente. O grupo que faz a pergunta vai ficar com os pontos se o
grupo adversário não souber responder. Se o grupo adversário souber
responder tem a chance de fazer urna pergunta difícil ao outro. Terá a chance
de fazer a pergunta mesmo que erre a resposta.
8. Desenho em Conjunto.
Os desenhos serão d linhas retas. O grupo deve olhar para o desenho e cada
integrante do grupo vai ter um tempo determinado para desenhar a sua parte.
O desenho mais completo é que ganha.
9. Leilão de Perguntas.
Esta é a oportunidade do grupo de apostar os pontos que tem tentando
aumentá-los. A aposta terá um mínimo e um máximo. O grupo terá um tempo
determinado para decidir quanto vai apostar, o grupo terá a chance de escolher
a pergunta indicando um número. Se o grupo acertar a resposta ganha o
quanto apostou se errar perde tudo quanto apostou.
10.A Animação do grupo.
A animação de cada grupo vai ser avaliada valendo pontos para a contagem
final.
Perguntas
1. Qual o nome certo do livro de Atos? R: Atos dos Apóstolos.
2. Quem falou: "Não possuo nem prata nem ouro"? R: Pedro. (Atos 3:6)
3. O que Pedro disse quando Cornélio se prostrou aos pés e o adorou? R:
Ergue-te, que também sou homem. (Atos 10:26)
4. Por quantos dias Saulo ficou em jejum enquanto estava em Damasco?
R: Três dias (Atos 9:9)
5. Qual. foi o tipo de árvore que Zaqueu subiu para ver Jesus? R: Sicômoro
(Lucas .19:4)
6. Segundo Isaías 59:2 o que separa o homem de Deus? R: O pecado
7. Por quanto tempo Paulo ficou cego? R: Por três dias. ( Atos 9: 9)
8. Qual foi o sinal que veio depois que um discípulo negou Jesus? R: O galo
cantou. (João 18: 27)
9. Em qual cidade Jesus morou quando era menino? ~ R: Nazaré (Mateus
2:23)
10. Quando Tabita morreu os amigos buscaram a quem? R: Pedro. (Atos
9:36-38)
11. Quantas filhas de Ló quantas saíram de Sodoma? R: Duas. (Gênesis 19:
14-16)
Quantas pessoas entraram na arca? R: Oito. (Gênesis 7:7)
13. Quem foi o primeiro diácono que morreu porque foi fiel a Cristo? R:
Estevão. (Atos 7:59-60)
14. Qual foi o poder que Simão, o mágico queria comprar de Pedro e João?
R:O poder para ele dar a outros o Espirito Santo por imposição de mãos. (Atos
8:19)
15. Em Atos 1:19 fala sobre a palavra "Aceldama", o que significa esta
palavra? R: Campo de Sangue. V
16. Quais são os nomes de 4 dos sete diáconos escolhidos em Atos 6:5 R:
Estevão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau.
Com que sinal Jesus foi traído? R:Com um beijo. (Marcos 14:44,45)
18. O que Jonas mandou fazer para que o mar se aquietasse? R: Lança-lo ao
mar. (Jonas 1:12)
19. Qual cidade Jesus nasceu? R: Belém. (Mateus 2: 1)
20. Como são chamadas as histórias que Jesus usou para ensinar os
discípulos? R: Parábolas. (Marcos 4:2)
21. Quantos livros tem o Antigo Testamento? li: 39 livros.
22. Quantos dias Deus~ levou para criar todas as coisas? R: Seis dias (Genesis
1:3-31)
23. Em quais línguas foi escrito o título na cruz de Jesus? R: Hebraico, latim e
grego. (João 19:20)
24. Quantos anos tinha Jesus quando foi batizado? R: Mais ou menos trinta
anos. (Lucas 3:23)
25. Quantas pessoas Jesus batizou? R: Nenhuma (João 4.2)
26. Qual foi o primeiro discípulo que acompanhou a Jesus? R: André (João
1.35-42)
27. Quem foi conhecido como o discípulo a quem Jesus amava? . li: João (João
19.26)
28. Qual é o significado da palavra 'Rabi'? R: Mestre (João 1.38)
29. Quais dos discípulos que queriam assentar-se um a direita e outro a
esquerda de Jesus na sua gloria? R: Tiago e João (Mateus 10.35-37)
Mímicas e Desenhos
Mímicas:
1. Paulo no caminho de Damasco
2. Apedrejamento de Estevão.
3. A mulher Samaritana.
4. Pilatos.
5. Os 10 mandamentos.
6. A rocha que saiu água.
7. O bom samaritano.
8. Pedro nega a Jesus.
9. Pedro afunda nas águas.
10. Judas beijando Jesus.
DESENHOS:
1. Enforcamento de Judas.
2. Descida do E.S.
3. Travessia do Mar Vermelho.
4. Zaqueu.
5. 0 Batismo de Jesus.
6. Pedro corta a orelha de Malco.
7. Davi e Golias
8. Satanás, Diabo.
9. Um anjo
10. A Arca.
PERGUNTAS PARA O LEILÃO.
1. Qual o homem que orou a sol se deteve e a lua parou? li: Josué (Josué
10.12-13)
2. Qual foi o motivo que o rei deu para querer saber onde Jesus estava ao
nascer? B: Para ir adorá-lo (Mt 2.8)
3. Quantas vezes Jesus perguntou a Pedro "Tu me amas"? R: 3 vezes. (João
21.17)
4. No livro de Apocalipse, o que foi ordenado que João comesse? R: Um livro.
(Ap 10.8-9)
5. Qual o nome da fonte onde Jesus conversou com a mulher Samaritana? R:
Fonte de Jacó (Jo 4.6-7)
6. Quando Jesus chegou a Jerusalém um dia ele foi ao templo onde ele expulsou
alguns vendedores, que animais estavam sendo vendidos no templo? R: Bois,
ovelhas e pombas (Jo 2.14)
7. Quando Jesus foi batizado o que desceu sobre ele? R: O Espirito de Deus
como pomba (Mt 3.16)
8. Qual o nome do rio
9. Qual o nome, da cidade onde Jesus foi crucificado? R: Jerusalém (Mc 15.22) ,
10. Para onde o anjo mandou José levar Maria e o menino Jesus? R: Para o
Egito. (Mt 2.13)
extraído da internet
Postado por Rosilene às 14:53 0 comentários
Marcadores: DINAMICA EM GRUPO