“O ensino de estratégias de compreensão contribui para dotar os alunos dos recursos necessários para aprender a aprender.” (p.72)
•Leitura é “um processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita (...).
• Para ler necessitamos simultaneamente manejar com destreza as habilidades de decodificação e aportar ao texto nossos objetivos, idéias e experiências prévias (...)” (p.23)
•atualização de conhecimentos prévios,
•previsão,
•inferência e
•resumo.
•pré-leitura
•durante a leitura
1.a concepção que o professor tem sobre a leitura;
2.motivação para a leitura;
3.objetivos da leitura;
4.revisão e atualização do conhecimento prévio;
5.estabelecimento de previsões sobre o texto, baseadas nos aspectos do próprio texto; e
6.formulação de perguntas sobre o texto.
•Como estratégia de leitura nesta etapa, a autora sugere as “tarefas de leitura compartilhadas”, em que o professor e o aluno assumem ora um, ora outro, a responsabilidade de organização e envolvimento no ato de ler.
•ensino da “idéia principal” existente no texto
•o ensino do resumo
•formulação de perguntas e respostas (decodificação, compreensão e interpretação).
O VALOR DE SER EDUCADOR!
Ser transmissor de verdades, de inverdades...
Ser cultivador de amor, de amizades.
Ser convicto de acertos, de erros.
Ser construtor de seres, de vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer.
Que guarda no coração, o pesar
de valores essenciais para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador, que enfrenta agruras,
mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
buscando se auto-realizar,
atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força.
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria!
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...Esse é o valor de ser educador.

PENSAMENTOS
" Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma"
(Jean Piaget)
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".
(Guimarães Rosa)
"Assim como uma única isca não pode atrair qualquer tipo de peixe, uma metodologia única não é capaz de alcançar diferentes tipos de alunos."
(Monica Valéria)
“Contaram-me e Esqueci
Vi e Entendi
Fiz e Aprendi”
(Confúcio)
O melhor educador é aquele que conseguiu educar a si mesmo.
(Sabedoria oriental)
“Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem."
(Kahlil Gibran)
"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."
(Albert Eisntein)
"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."
(Paulo Freire)
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)
"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."
(Augusto Cury)
“Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.” (Sêneca)
"Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo ...".
(Paulo Freire)
"Educar é cultivar o coração!"
"Criança: Tipo de gente que por maturidade ou por ingenuidade se maravilha com ternuras e gostosuras da vida."
(Deyse Campos)
"O corpo de uma criança é um espaço infinito onde cabem todos os universos. Quanto mais ricos forem estes universos, maiores serão os vôos da borboleta, maior será o fascínio, maior será o número de melodias que saberá tocar, maior será a possibilidade de amar, maior será a felicidade."
(Rubem Alves)
(Rubem Alves)
" Educar é ser um artesão da personalidade,
um poeta da inteligência,
um semeador de idéias."

COMO MOTIVAR SEU ALUNO
☺ Relatos do dia-a-dia;
☺ Notícias da comunidade;
☺ Notícias de jornais e revistas
☺ Acontecimentos importantes;
☺ Gravuras;
☺ Textos principiados;
☺ Textos em rodinhas;
☺ Textos coletivos;
☺ Textos em dupla;
☺ Livros lidos;
☺ Revistas em quadrinhos;
☺ Debates;
☺ Cartas, bilhetes, avisos;
☺ Relatórios;
☺ Músicas;
☺ Poesias;
☺ Trabalho com sucatas, desenhos, pinturas, origamis, maquetes.


PARA PENSAR...
"... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa".
(Emília Ferreiro)
VIVER NESSE MUNDO ENCANTADO...
“ Vocês dizem:
É cansativo estar com as crianças.
E não há dúvida que têm razão.
Depois acrescentam:
Porque temos de nos pôr ao nível delas,
Porque temos de nos baixar, inclinar,
Curvar, tornar pequenos
Mas aí estão enganados
O que cansa não é isso,
O que cansa mais é sermos obrigados a elevar-nos
Até à altura dos seus sentimentos.
A esticarmo-nos, alongarmo-nos,
A ficar nos bicos dos pés.
Para não as magoar.”
(Janusz Korozak)

0 Comments:
Post a Comment