O termo porcentagem vem de "por cem".
Por exemplo: 10 por cento ou 10% significam 10 partes de 100.
quarenta e cinco por cento significa 45 partes de 100.
Ensinar esse conceito concreto para os alunos de quarto e quinto ano é muito simples se você utilizar o Material Dourado.
A placa de 100 unidades é a figura ideal para mostrar na prática, concretamente o que está sendo dito, e a sua teoria, aliada à prática, terá resultados surpreendentes.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Ensinado porcentagem à partir do Material Dourado
Utilize a placa de 100 partes para propor pinturas de porcentagens :
O aluno faz no caderno, e você mostra na placa concreta.Depois, pode-se propor, operações inversas, como por exemplo 15 por cento é 15, quantos por cento faltam para que eu pinte a figura inteira? E outras que sua criatividade mandar.
Proponha situações problemas (oralmente ou no caderno) como:
.Fulano perdeu 80% de suas 100 figurinhas no jogo, quantas lhe sobraram?
.Larissa queria uma boneca que custaria 55% de 100 reais. Qual o valor da boneca?Com 100 reais seria possível comprar duas bonecas? Quanto sobraria ou faltaria?
Se em sua escola tiver material dourado suficiente para trabalho em duplas, peça para que separem unidades correspondentes à porcentagem que você solicitar oralmente (por exemplo: 8 por cento, 15 por cento e assim por diante , com barrinhas e unidades).
Se não tiver material dourado suficiente, confeccione você mesma em cartolina ou papelão.
Amplie os conhecimentos nesta atividade, questionando os alunos em relação à dezenas e unidades, por exemplo: quantas dezenas tem 15 por cento e quantas unidades. Quantas unidades faltam a 15 para chegar a duas dezenas, e assim por diante.
Abaixo, para você baixar e imprimir, documento de word, com placas de 100 unidades para pintura de porcentagens simples.
Este é apenas o trabalho inicial.
Após a plena compreensão desse conceito é que a professora adianta os trabalhos com porcentagens à partir de quantidades em dinheiro por exemplo.
Comece com valores redondos, de preferencia 100 reais, onde o aluno aplicará o conceito de 100 unidades do Material Dourado, e depois, prossiga com quantidades maiores e inteiras como 200,300 e só após, quantidades de divisões não exatas.
Postado por Rosilene às 12:22
Marcadores: MATEMATICA
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